7 de abr. de 2010

Virando o jogo da mudança de emprego


Quase toda a gente que consultei diz que esta é a hora de manter o emprego, que não estamos para aventuras, etc... A razão para tanta cautela é o medo a uma crise econômica alargada e um mercado que não está cheio de ofertas, especialmente no Estado Espanhol onde o desemprego afecta a um em cada quatro jovens. Mas eu acho que a mudança sempre pode ocorrer e ser positiva, independentemente de se o momento é de crise econômica ou de se um é jovem, com a atitude positiva ajeitada, focando-se num nicho e pensando globalmente e no longo praço.

Há três perguntas definitivas para se convencer da necessidade da mudança de emprego:

1 - A companhia proporciona-me cursos e treinamento técnicos e de gestão para o meu "aggiornamento"?

2 - Está o sector em crescimento exponencial, lineal ou assintótico?

3 - Estou a fazer um trabalho internacional e ligado a países em pós-recessão?

Qualquer crise é dolorosa mas ensina a ver as coisas sob uma nova perspectiva. No passado, quando o mundo inteiro enfrentou uma forte crise industrial, financeira ou imobiliária, quem estava incerto sobre sua carreira profissional achou melhor não arriscar; mesmo quem estava infeliz, aprendeu a gostar do seu trabalho até que a maré melhorasse. Neste momento, o mercado está bastante competitivo e esperar-se-á muito mais de qualquer profissional:
- Coragem para arriscar mesmo em momentos difíceis.

- Criatividade para pensar diferente e paixão pelo que se faz.

- Capacidade de auto-aprendizagem e investimento permanente em aumentar as qualificações.

- Visão generalista e função de especialista.

Como disse o escritor George Shaw: "Não há progresso sem mudanças. E quem não se consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma".

2 comentarios:

  1. ¿E qué hai da posibilidade de sair a buscarse un oco por conta propia?

    ResponderEliminar
  2. Totalmente dacordo. Coñezo algún colega que gaña máis como consultor freelance con pequenos proxectos que como empregado por conta allea, pero ten os seus corenta e tantos.

    Eu de momento non me considero con experiencia, afouto e karma suficientes como para dar o paso, así que vou ir escalando polo lado corporativo.

    ResponderEliminar