17 de xan. de 2023

Interagir com pessoas bem diferentes

Interagir com pessoas de outra classe social ou com um background bem diferente pode ser desafiador, pois as normas e costumes variam muito dependendo do contexto. É importante tentar encontrar um terreno comum, ter a mente aberta e estar disposto a aprender com a experiência. 

Sempre haverá momentos inesperados fora do manual de dicas de etiqueta. Por exemplo, em uma refeição em um restaurante caríssimo eu não sabia como usar todos os utensílios complicados para os caranguejos e tive que pedir ajuda, o que foi até engraçado. Em um canteiro de obras, alguns trabalhadores me convidaram para comemorar o fim do dia de trabalho com algumas cervejas geladas em um balde, mas abriram as tampas das garrafas com as suas mãos fortíssimas - o que eu sou totalmente incapaz de fazer - e também tive que pedir novamente por alguma ajuda em meio do riso dos colegas.

Um exemplo de amizade entre pessoas de diferentes origens é a relação entre George e Lennie no romance "Of mice and men" de Steinbeck. Apesar das suas diferenças, os dois homens têm um profundo vínculo de amizade, construído em torno de um sonho comum: possuir uma pequena fazenda própria para viver uma vida tranquila e em liberdade. Essa história, mesmo que fictícia, mostra como a amizade pode transcender as classes sociais e como as pessoas podem se conectar e formar laços que vão além de sua origem e classe.

Como conclusão, seja autêntico e sempre positivo, seja verdadeiro e esteja disposto a admitir quando não souber algo. Lembre que o objetivo principal não é ser perfeito mas fazer com que a outra pessoa se sinta interessada e confortável.

Ningún comentario:

Publicar un comentario